MEC mantém data do Enem e diz que fará campanha para alertar sobre horário de verão.
BRASÍLIA e RIO- O ministro da Educação, Rossieli Soares, disse que o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantido, mesmo com o primeiro dia de prova, 4 de novembro, domingo, coincidindo com o início do horário de verão. Uma campanha vai ser veiculada nos meios de comunicação para alertar os participantes da mudança nos relógios à meia-noite de sábado.
Após chegar a anunciar que atenderia a um pedido do Ministério da Educação (MEC) para adiar o início do horário de verão por causa do Enem, o governo decidiu nesta segunda-feira não fazer alterações. Dessa forma, o horário especial começará em 4 de novembro, primeiro dia do exame. O segundo dia da prova é aplicado no domingo posterior, 11 de novembro.
Uma nota técnica interna elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) apontou riscos severos para a aplicação do Enem, conforme revelou o Globo. Segundo o documento, é elevada a probabilidade de uma grande quantidade de alunos perder o primeiro dia de prova, por conta da mudança nos relógios, e ficar com nota zero na redação. Com tal pontuação, ficariam impedidos de pleitear vaga no ensino superior, Fies ou ProUni.
A nota técnica apontou ainda que as equipes podem fazer confusão com os horários em relação à logística no dia da prova, que começa com a expedição dos testes, fechamento de portões, e início e fim do tempo para fazer o exame. Tais riscos, segundo o estudo interno, podem inclusive quebrar a isonomia entre os participantes.
CONFUSÃO NA DEFINIÇÃO DE DATAS
Para tentar reverter esses riscos, o MEC e o Inep vão apostar na campanha na televisão e rádio para alertar os candidatos e também em reforço interno entre as equipes para evitar problemas na logística. O horário de Brasília continuará sendo a referência para todo o país na aplicação do exame. Dessa forma, participantes de parte do Norte do país, que ficará com mudança de três horas a menos em relação ao horário de Brasília, irão entrar nos locais de prova às 9h no horário local.
A confusão sobre o horário aconteceu depois que o Inep ignorou um decreto de dezembro do ano passado, baixado por Temer, que definiu o início do horário de verão no primeiro domingo de novembro. Antes da edição do decreto, o Tribunal Superior Eleitoral havia solicitado que o horário especial não coincidisse com o segundo turno das eleições deste ano, marcado para o dia 28 de outubro. O Inep definiu a data do Enem somente em abril deste ano, mas não levou em conta a medida baixada pelo presidente no ano anterior.
Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/mec-mantem-data-do-enem-diz-que-fara-campanha-para-alertar-sobre-horario-de-verao-23158701