LÍNGUA PORTUGUESA – Livros 1 e 2
Em Língua Portuguesa, a leitura e a escrita são trabalhadas de forma contextualizada, a fim de que as crianças percebam as implicações de seu uso na vida cotidiana. O material contempla textos de diferentes gêneros textuais, épocas e origens sociais, promovendo a compreensão da escrita alfabética, seus usos e suas convenções; sugere a produção de textos individuais e coletivos, intermediados pela ação do professor; além de jogos e brincadeiras que envolvem a linguagem e o desenvolvimento da oralidade.
MATEMÁTICA – Livros 1 e 2
Classificar, seriar, ordenar e comparar são algumas das capacidades desenvolvidas na disciplina de Matemática. Os alunos aprendem noções de quantidade e contagem de objetos por meio de representações não convencionais, participam de jogos e resolvem situações-problema de forma a iniciar a compreensão do significado dos números, seus usos, regras e regularidades, sendo incentivados a construir e a expor seu raciocínio lógico, bem como a perceber as aplicações da Matemática no dia a dia.
NATUREZA E SOCIEDADE – Livros 1 e 2
No âmbito das Ciências Sociais, os livros de Natureza e Sociedade estimulam os alunos a compreender a sua própria história e o modo como os grupos humanos se organizaram em diferentes espaços e épocas; conhecer as relações entre as esferas familiar, escolar e comunitária; e perceber as semelhanças e diferenças entre as experiências individuais e coletivas que compõem a sociedade.
Além disso, os alunos são incentivados a observar as paisagens naturais e o espaço no qual habitam, assim como a entender as implicações das ações humanas nas transformações ocorridas na natureza, reconhecendo-se como parte integrante desse processo. Na área de Ciências Naturais, os fenômenos da natureza são percebidos e vivenciados pelos alunos, que têm espaço para expressar suas curiosidades e formular hipóteses sobre o funcionamento do mundo em que vivem, relacionando o conhecimento adquirido às ações do cotidiano.
A Coleção Lendo o Mundo de 2º ao 5º ano apresenta os conteúdos organizados em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. A partir da leitura de textos e atividades diversas, os assuntos contemplados nos livros visam levar o aluno a conhecer e utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – para expressar e interpretar ideias, de acordo com os diferentes contextos comunicativos; fazer uso consciente dos recursos naturais e tecnológicos disponíveis; e adotar posicionamento crítico nas situações cotidianas, reconhecendo-se como parte integrante e agente transformador do ambiente no qual se insere.
English – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos (Livros Únicos)
Apresentar conteúdos e propostas desafiadoras que promovam uma reflexão acerca do desenvolvimento intercultural são aspectos trabalhados na disciplina de Língua Inglesa. As habilidades comunicativas e de leitura, assim como a ampla oferta de vocabulário e de diálogos, estão presentes no livro English e estimulam os alunos à criar e a desenvolver uma consciência linguística, visando à compreensão acerca dos costumes e das vivências de outras culturas, promovendo, assim, uma aceitação das diferenças de expressão e de comportamento.
LEITURA E ESCRITA – ATIVIDADES – 1° Ano O caderno de Leitura e Escrita – Atividades tem como objetivo desenvolver a competência leitora, a compreensão textual e o desejo de ler e escrever, possibilitando o contato direto do aluno com diversos gêneros textuais. |
COLEÇÃO CLÁSSICOS – 1º Ano Revisitando as histórias que se tornaram tradição ao encantar diferentes gerações e culturas nos mais diversos países, a Coleção Clássicos proporciona às crianças os primeiros contatos com a arte literária. Com ilustrações encantadoras e coloridas, as histórias conduzem o leitor ao universo do maravilhoso, onde tudo é possível: crianças voam, gatos falam, fadas transformam abóboras em carruagem etc. |
PRODUÇÃO TEXTUAL – 1° e 2° Anos Os cadernos de Produção Textual possibilitam ao aluno produzir e representar seus próprios textos por meio de desenhos, bem como expressar por escrito seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões. |
LÍNGUA PORTUGUESA – ATIVIDADES – 2º e 3º Ano O caderno de Língua Portuguesa – Atividades retorna os assuntos estudados no livro ao contemplar uma variedade de gêneros textuais e atividades que visam ao aprofundamento e ao desenvolvimento das competências leitora e escrita. |
FORMAÇÃO HUMANA – 4º E 5º Anos Destinada aos alunos de 4º 5º anos, a obra Formação Humana visa proporcionar conhecimentos sobre o ser humano, o saber humano, o agir humano e a organização humana a partir de uma discussão filosófica. Com a ajuda da Corujinha Amiga, principal personagem do livro, o aluno será incentivado a buscar a amizade, a solidariedade e o conhecimento, adotando, assim, uma postura de cidadão consciente. |
PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL – 3º, 4º e 5º Anos Os livros de Prática de Produção Textual contemplam diferentes gêneros textuais, apresentando suas respectivas particularidades em uma linguagem adequada às necessidades de cada série. A fim de proporcionar melhor ensino-aprendizagem sobre o gênero estudado, as obras contêm as seguintes seções: Conversando sobre o gênero, Lendo e interagindo, Explorando a estrutura, Produzindo, Avaliando e (re)escrevendo e Fazendo acontecer. |
MATEMÁTICA – ATIVIDADES SUPLEMENTARES – 4º e 5º ano Com o Matemática – Atividades Suplementares, o aluno é estimulado a desenvolver seu pensamento lógico por meio de atividades que permitem a revisão e o aprofundamento dos conteúdos contemplados no livro didático. |
© Todos os direitos reservados – Sistema Ari de Sá