(73) 3291-1975

Família e escola: 3 vantagens de participar da vida escolar do seu filho.

O acesso à educação é um dos direitos mais básicos de todo ser humano, sendo fundamental para que as crianças e adolescentes cresçam e se tornem adultos capazes de exercer sua cidadania, produzirem e contribuírem ativamente para a sociedade.

Para que os anos escolares sejam ainda mais benéficos e completos, o apoio dos pais é muito importante. Com a participação da família na vida escolar do filho, a criança recebe todo o acompanhamento necessário e relaciona muito melhor o que aprende em casa e com as lições da sala de aula.

No post de hoje, fique por dentro do assunto e descubra quais são as principais vantagens de a criança receber o acompanhamento dos pais na vida escolar:

Aprimoramento do aprendizado infantil

Na infância, a criança transita entre o lar e a escola, levando o que aprende em um ambiente para o outro. Portanto, quando há participação da família na escola, esse processo se torna muito mais fluido e natural para a criança.

Geralmente a ida dos pais na escola é associada a problemas. No entanto, nos dias de hoje, vemos um forte movimento em prol desta parceria. A escola tem cada vez mais aberto seus portões para que a família participe das mudanças, projetos e atividades da escola. Essa parceria se faz necessária ao considerarmos que ambos, família e escola, cultivam um propósito comum, preparar filhos e alunos para os desafios da vida. Cultivar uma relação próxima com a escola é o primeiro passo para ter uma participação ativa na vida escolar do filho.

Na escola, o aluno passa a construir uma forte convivência com outras crianças e, a partir das relações que forma com elas, passará a descobrir e a entender mais sobre si mesmo. Da mesma maneira, a escola é o primeiro ambiente em que a criança entrará em contato com adultos que não são de sua família, desenvolvendo características como respeito, disciplina e paciência.

Quando os pais se mostram interessados nesse complexo processo, a criança se sente apoiada e acolhida mesmo estando longe de casa. Afinal, a escola representa um mundo totalmente novo e repleto de possibilidades, o que é excitante, mas, ao mesmo tempo, um tanto assustador.

Melhor rendimento em sala de aula

A escola apresenta inúmeros assuntos, disciplinas e conteúdos para o aluno — que, naturalmente, se sentirá mais inclinado em direção a alguns do que a outros. É perfeitamente natural que a criança apresente algumas dificuldades, seja no sentido de não compreender alguns conteúdos ou de precisar de mais motivação para estudar alguma disciplina.

É fundamental que a criança desenvolva a responsabilidade necessária para sempre fazer o dever de casa e entregar os trabalhos e demais tarefas de acordo com os prazos determinados pelo professor. É importante que os pais estejam por dentro das atividades das escolas para que, considerando a fase do desenvolvimento da criança, eles incentivem a autonomia para que ela seja responsável diante dos deveres escolares.

Nesse sentido, a presença da família na escola se mostra, mais uma vez, muito importante. Adquira o hábito de, depois de cada dia de aula, verificar quais são os deveres e trabalhos, auxiliando seu filho a realizá-los e, dessa forma, encorajando-o a ser responsável. O processo é importante, também, para que a criança entenda que deve estudar fora da sala de aula para complementar seu aprendizado.

Redução de possíveis problemas de indisciplina

A presença da família na escola traz benefícios enormes em termos de disciplina e de socialização. Dessa maneira, você conseguirá identificar um possível problema ou dificuldade, mesmo que seu filho não lhe conte a situação com todas as palavras.

Estar por dentro da vida escolar do filho é imprescindível para obter informações além das contadas pelos filhos, quando não há o hábito da família conversar com a criança sobre os acontecimentos da escola, geralmente a família é pega de surpresa quando o problema já está em proporções mais desafiadoras.

Imagine um pai que só conversa com o filho sobre a escola na hora de reclamar sobre uma nota baixa ou de um problema de indisciplina: a criança se tornará naturalmente defensiva, pois sentirá que a família só demonstra interesse quando há algo errado. É  importante os pais ajudem a criança a ter um olhar mais positivo para a escola. Ajudando-a a compreender que a escola, além de aprender conteúdos, é um espaço maravilhoso para momentos prazerosos com os amigos e professores. Ao colocar em prática essas dicas simples você se mostra interessado.

Viu só? A presença da família na escola traz benefícios fundamentais para o desenvolvimento da criança dentro e fora da sala de aula, plantando frutos que serão colhidos desde a infância até a vida adulta. Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

FONTE: http://www.escoladainteligencia

Siga nosso Instagram