(73) 3291-1975

Dicas essenciais para a facilitar o volta às aulas!!!

A volta às aulas geralmente faz com que a vida da família retorne à rotina mais agitada dentro de casa. Crianças e pais se veem menos, o tempo para as brincadeiras diminui e todos em casa devem se adaptar à semana atribulada.
Tornar este retorno às aulas menos penoso é uma tarefa que pode ser feita pelos pais em conjunto com as crianças.

Uma das práticas é manter as férias como um período de aproveitamento, mas ainda com algumas regras, sem exageros, para ambos os lados. As crianças podem dormir um pouco mais tarde, mas não é adequado deixá-las acordadas durante a madrugada por vários dias da semana.
Práticas comedidas como essa auxiliam no retorno às aulas, a última semana das férias pode ser utilizada para uma adaptação ao horário da escola. Dormir e acordar mais cedo irá ajudar quando as aulas realmente reiniciarem.

Mesmo assim, a ruptura do lazer para as obrigações das aulas ainda existe. O que os pais devem fazer é acompanhar o dia a dia da criança ainda com atenção. Lições de casa, por exemplo, podem ser feitas em conjunto, fazendo do aprendizado da criança uma conversa prazerosa. Uma lição de matemática pode ser contextualizada com uma história ou um exemplo do dia a dia dos adultos.

Crianças são geralmente curiosas e apresentar as lições de casa com o que os pais realizam no trabalho, por exemplo, pode ser um método de aquisição de conhecimento mais interessante para eles.

Outra prática importante é dar valor ao dia da criança. Questionar o que foi feito, as novidades e o que ela aprendeu no dia a dia e a parabenizar por isso, faz do dia de aula uma conquista para ela.

Mas, a escola também deve ser enaltecida com seus pontos positivos. É importante lembrar a criança sobre o lado bom de voltar à escola, rever os amigos e professoras, os tipos de aulas que a criança pode gostar, como música, artes ou esportes. Os pais podem usar tais atividades como um caminho para levantar o astral delas.

Também é importante ressaltar que o relacionamento com a escola não é apenas da criança. Pais e responsáveis devem saber quem são os professores, diretoria, sistema e outros detalhes. Essa aproximação faz com que a escola seja mais próxima à criança e à família.

FONTE: noticias.terra.com.br

Siga nosso Instagram